fbpx
Logo Clinica LHR
telefone   +351 211 974 400 |  whatsapp
Logo Clinica LHR
Alopecia: o que é, principais causas, tipos e tratamentos

Voltar a artigos

A alopecia é um dos principais tipos de queda de cabelo, afetando milhões de pessoas em todo mundo. No entanto, sabia que existem vários tipos de alopecia, que requerem diferentes tipos de tratamento?

Continue a ler este artigo e saiba o que é a alopecia, as suas principais causas e os tipos de alopecia que existem. Descubra ainda se existe alguma cura para este problema do foro capilar e quais os tratamentos disponíveis no mercado.

O que é a alopecia?

A alopecia é um distúrbio capilar causado pela interrupção do ciclo de crescimento do cabelo. 

Este ciclo é formado por 3 fases:

 

 

  • Fase anágena: quando ocorre o crescimento do cabelo. Esta fase pode durar de 2 a 8 anos e é a fase em que se encontram 90% dos nossos fios.
  • Fase catágena: uma fase de transição em que os folículos capilares encolhem. Pode durar de 2 a 3 semanas.
  • Fase telógena: é a fase de repouso do cabelo, que pode durar entre 2 a 4 meses. No final desta etapa, o cabelo cai e inicia-se um novo ciclo.

Este ciclo capilar acontece de forma constante. O que é que isto significa? Que temos sempre cabelos a cair, a um ritmo mais ao menos lento, para darem origem a novos cabelos. O ritmo de queda normal é de 50 a 100 cabelos diários.

A alopecia surge quando este ciclo é interrompido, o cabelo não tem tempo de se regenerar e existe uma queda de uma grande quantidade num curto período de tempo.

 

O que pode provocar a alopecia?

Algumas das causas mais comuns para este tipo de queda de cabelo são:

  • predisposição genética;
  • doenças;
  • alterações hormonais;
  • toma de certo tipo de medicamentos;
  • níveis de stress elevados;
  • uso de produtos químicos e nocivos para o cabelo.

 

Conheça os principais tipos de alopecia

 A alopecia pode manifestar-se de diversas formas, e com origem em diversas causas. Continue a ler e descubra os principais tipos de alopecia.

 

Alopecia androgenética

Este tipo de alopecia tem origem genética, tal como o nome indica, e está muito ligada ao processo hormonal de cada pessoa. Manifesta-se em especial no topo da cabeça.

 

Alopecia areata

A alopecia areata é provocada por uma doença autoimune, em que o sistema imunitário começa a atacar o próprio corpo. As células em redor do folículo capilar começam a atacá-lo e impedem a produção de novos fios.

 

Alopecia cicatricial

Este tipo de alopecia é raro e é provocado por inflamações que causam danos nos folículos capilares. Estas inflamações dão lugar a tecido cicatricial, que impedem a produção de novos fios de cabelo no couro cabeludo. A queda pode começar de forma súbita ou evoluir de forma mais lenta.

 

Alopecia difusa

Tal como o nome indica, a alopecia difusa é um tipo de queda de cabelo que se “difunde” por todo o couro cabeludo, não afetando apenas uma área específica. O couro cabeludo demonstra pouca densidade capilar e os fios apresentam um ar quebradiço.

 

Alopecia barbae

Um tipo de queda de cabelo que afeta apenas os homens. Como o seu nome indica, foca-se apenas na barba, levando a que existam zonas da cara onde não existe crescimento capilar. Neste tipo de alopecia, as chamadas “peladas” são muito comuns.

 

Alopecia por tração

Esta alopecia tem uma causa física, sendo provocada pelo uso constante de penteados que poderão puxar demasiado os fios de cabelo, levando ao seu enfraquecimento e potencial queda.

 

Alopecia total e universal

A alopecia total, ou totalis, caracteriza-se pela perda total dos fios de cabelo no couro cabeludo. Já a alopecia universal, ou universalis, é a queda de todos os fios de cabelo e pelos presentes no corpo. 

 

A alopecia tem cura? 

Na grande maioria dos casos, a alopecia não tem uma cura definitiva. No entanto, existem tratamentos que poderão atenuar os efeitos da doença e restaurar a aparência do couro cabeludo.

 

Tratamentos para a alopecia

Medicamentos

Existem medicamentos que poderão ajudar a combater a alopecia. Deverá recorrer a ajuda médica, de forma a perceber se a medicação poderá ser uma boa opção para o seu caso.

Mesoterapia

Este é um procedimento feito na Clínica LHR, através da limpeza da região a ser tratada, seguida da aplicação de substâncias específicas para tratar o problema diretamente no couro cabeludo. A substância aplicada é uma mistura de vitaminas, aminoácidos e/ou fármacos que juntos atuam promovendo o crescimento dos fios. Este tratamento deve ser prescrito por um médico.

Transplante Capilar, de Barba e de Sobrancelhas

O transplante de barba, cabelo e sobrancelhas é uma solução de tratamento capilar definitiva e que poderá devolver por completo uma aparência saudável às regiões do corpo afetadas pela queda de cabelo. Neste tratamento, existe a transplantação de folículos capilares de uma região do couro cabeludo com uma alta densidade capilar para uma região que possua baixa densidade capilar.

Este também é um dos tratamentos disponíveis na clínica LHR, onde poderá também marcar uma consulta de diagnóstico de transplante capilar de forma gratuita, de forma a perceber se será a melhor solução para o seu problema.

 

Trate a sua alopecia com a ajuda da Clínica LHR

Se ainda não sabe qual é o seu tipo de alopecia e qual o melhor tratamento para si, conte com a ajuda da Clínica LHR, especialista em saúde e estética capilar. Marque hoje a sua consulta e comece já a cuidar de si!

Marque já a sua consulta na Clínica LHR

Doutor Augusto Guerreiro

Dr.Augusto Guerreiro

Saber mais sobre o Doutor

Siga-nos nas Redes Sociais

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.