Existem outros tratamentos para a calvície além do transplante capilar?
Dr. Augusto Guerreiro
Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares
O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.
Para além do transplante capilar, existem outros tratamentos capilares que podem ser usados para tratar a calvície ou ajudar a preveni-la:
MESOTERAPIA CAPILAR
A mesoterapia capilar é um tratamento utilizado para tratar a queda de cabelo de várias etiologias. É realizada a partir da aplicação intradérmica através de microinjeções diretamente no couro cabeludo de medicamentos e/ou complexos vitamínicos criteriosamente selecionadas de acordo com a patologia, que visam travar a queda e estimular o crescimento de novos cabelos. No caso da alopecia androgénica (calvície masculina), de longe a mais comum, são usados medicamentos anti-androgénios, como a dutasterida. A quantidade de sessões depende da intensidade da queda e do objetivo do tratamento. Para isso, é necessária uma consulta com um médico especialista para definir o plano de tratamento, mas é recomendado 5-10 sessões com intervalo de 7-15 dias entre as sessões.
PRP (PLASMA RICO EM PLAQUETAS)
Este é um tratamento que consiste no aproveitamento dos fatores de crescimento induzido pelas plaquetas, que são elementos constituintes do sangue. O PRP tem um efeito estimulante, com o potencial extraordinário de reabilitar folículos que estejam em processo de miniaturização ou em estimular folículos que se encontrem na fase dormente (fase telegénica) e permitir que voltem a produzir cabelo, com qualidade e resistência mais rapidamente. Assim como a mesoterapia a quantidade de sessões depende da intensidade da queda e do objetivo do tratamento. Para isso, é necessária uma consulta com uma equipa médica para definir o plano de tratamento, mas é recomendado o intervalo de 3 semanas a 1 mês entre as sessões. Normalmente é conjugado com outros tratamentos tópicos e/orais.
USO DE MEDICAÇÃO ORAL
Há também a possibilidade de se recorrer a fármacos anti-androgénios (bloqueadores da DHT) para a calvície androgénica masculina e feminina, tal como a dutasterida e finasterida. Para além desta medicação está à disposição do clínico muitos outros princípios ativos que visam tratar patologias que podem estar na origem da queda de cabelo. Estes tratamentos devem ser como é óbvio sempre prescritos e seguidos por médicos especializados.
USO DE LOÇÕES CAPILARES E CHAMPÔS
Existem inúmeros princípios ativos que podem ser utilizados em loções e champôs selecionados de acordo com os problemas que afetam o cabelo e o couro cabeludo de cada paciente. Na clínica LHR, a equipa médica, faz uso frequente de produtos manipulados em farmácias de modo a se criar um produto personalizado a cada paciente. Dos princípios mais amplamente utilizados é o minoxidil, que pode ser misturado com outros ativos de modo a se obter fórmulas únicas e melhores resultados.
LUZ DE LED
Para um tratamento totalmente indolor é utilizada a luz LED de frequência infravermelha, que em contacto com o couro cabeludo tem uma ação vasodilatadora, estimulando a circulação sanguínea na região. Com isso, as células recebem mais oxigênio e acelera a produção de novos fios de cabelo e auxilia na regeneração dos antigos. A luz LED pode ser utilizada como um tratamento complementar e auxiliar em conjunto com o PRP ou Mesoterapia. Marque já a sua consulta capilar, sem qualquer compromisso! Fale com a nossa equipa médica, eles irão ajudar a encontrar o tratamento mais indicado para si!