LHR
Voltar
Medicina estética
Cover Image for Perceba como os bioestimuladores de colagénio atuam para uma pele mais jovem

Perceba como os bioestimuladores de colagénio atuam para uma pele mais jovem

Dr. Augusto Guerreiro

Dr. Augusto Guerreiro

Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares

O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.

O colagénio é uma das proteínas mais importantes do corpo humano e está presente em várias áreas, como a pele e as articulações. A sua função é manter a resistência e a flexibilidade destas estruturas mantendo a coesão dos tecidos.

O envelhecimento é um dos fatores que provoca a diminuição da sua produção, resultando numa perda de firmeza da pele. Uma das mais eficazes formas de repor o colagénio natural é a aplicação de bioestimuladores de colagénio, eficaz tanto em homens como em mulheres.

LHR

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer:

  • Os principais fatores que podem causar a perda de colagénio;
  • O que são e como atuam os bioestimuladores de colagénio;
  • Que tipos de bioestimuladores de colagénio existem.

4 Fatores que provocam a perda de colagénio

1. Envelhecimento

LHR

Quando envelhecemos, ocorre uma diminuição na produção natural de colagénio. O resultado visível é uma perda de firmeza da pele, que se acentua ao longo dos anos, provocando a formação de cada vez mais rugas e sulcos.

2. Alimentação desequilibrada

LHR

Existem alguns nutrientes fundamentais para a síntese de colagénio, como a vitamina C, o zinco e certos aminoácidos. Fazer uma alimentação pobre nestes componentes pode contribuir para a perda de colagénio.

3. Tabagismo

LHR

Um dos muitos efeitos nefastos do consumo de tabaco é a diminuição da produção natural de colagénio. Por esta razão, o tabagismo é responsável por acelerar o processo de envelhecimento, conferindo à pele uma aparência mais baça e sem vida.

4. Exposição ao sol sem proteção

LHR

A radiação ultravioleta (UV) do sol danifica as fibras de colagénio da pele, contribuindo para uma degradação mais rápida desta proteína. Para evitar um envelhecimento precoce da sua pele deve aplicar protetor solar ao longo de todo o ano.


Seja qual for a causa para a redução na produção de colagénio pelo organismo, as suas consequências são sempre negativas. A perda de viço, o aparecimento de sulcos e rugas de expressão, bem como alguma rigidez e dor nas articulações são alguns dos efeitos da perda de colagénio.

Para reverter algumas destas situações, foram desenvolvidos os bioestimuladores de colagénio. A sua ação produz resultados notórios, mas discretos, que se mantêm ao longo de muitos meses.


O que são e como atuam os bioestimuladores de colagénio

LHR

Os bioestimuladores de colagénio são substâncias que se utilizam em vários procedimentos estéticos, com o intuito de estimular a produção natural desta substância.

Quando injetados nas camadas profundas da pele, os bioestimuladores de colagénio vão atuar sobre as células responsáveis por sintetizar colagénio, os fibroblastos.

Por ser um componente natural da pele, o tratamento com bioestimuladores de colagénio é seguro e bem tolerado pelo organismo.

O resultado, que se verifica de forma gradual, é um aumento na produção desta proteína, que se reflete numa melhoria notória na elasticidade e firmeza da pele. A sua textura torna-se alisada e suavizada, proporcionando um aspeto mais jovem.

Tipos de bioestimuladores de colagénio

Existem diferentes bioestimuladores de colagénio que podem ser usados em procedimentos dermoestéticos. Na LHR, usamos produtos testados e seguros para oferecer os melhores resultados a quem nos procura. Os mais conhecidos entre os bioestimuladores de colagénio são o Sculptra e o Radiesse.

Bioestimulador de colagénio: Sculptra

LHR

O ácido polilático sintético, que faz parte deste composto, vai atuando sobre as células produtoras de colagénio de uma forma gradual. Uma das vantagens do Sculptra é atuar sem provocar um acréscimo de volume nas áreas intervencionadas.

Quando se aplica o bioestimulador de colagénio Sculptra, a sua ação pode manter-se até 24 meses.

Bioestimulador de colagénio: Radiesse

LHR

Outro bioestimulador de colagénio que garante excelentes resultados é o Radiesse. Da sua composição fazem parte microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que promovem uma ação de preenchimento.

Se pretende repor volume em alguma área do rosto e, ao mesmo tempo, estimular a produção de colagénio no local, o Radiesse é uma boa aposta.

Assim, os resultados são mais rápidos e abrangentes, podendo prolongar-se ao longo de 12 meses.

Em qualquer caso, os bioestimuladores de colagénio melhoram a textura da pele, proporcionando uma aparência mais suave e rejuvenescida. Os resultados graduais e prolongados são outro dos pontos positivos deste tipo de tratamentos estéticos.

Beneficie do poder dos bioestimuladores e prepare hoje um amanhã mais confiante

Sentir-se bem na sua pele é a base para ter mais autoestima e autoconfiança. Aproveite os avanços da ciência e da tecnologia para travar os sinais de envelhecimento e melhorar a aparência da sua pele.

LHR

Na clínica LHR, avaliamos em detalhe as exigências de cada rosto para oferecer as melhores soluções, respeitando sempre aquilo que pretende alcançar. Marque hoje a sua consulta de avaliação estética e prepare o seu rosto para um futuro mais confiante!

RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS MÉDICAS DA CLÍNICA LHR

Fique sempre a par de todas novidades das áreas da Medicina Estética e Capilar.

Medicina Capilar

Medicina Estética

Contactos

Av. da Liberdade, Nº 144, 8º Direito
1250-146 Lisboa
(+351) 300 527 584(Chamada para a rede móvel nacional)
(+351) 308 801 968(Chamada para a rede móvel nacional)
2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h00

4.9 - Baseado em Avaliações de Utilizadores

© 2025,

ClínicaLHR. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency.