LHR
Queda de Cabelo
Cover Image for Compreenda a queda capilar no pós-parto e descubra o melhor tratamento para recuperar a saúde do cabelo

Compreenda a queda capilar no pós-parto e descubra o melhor tratamento para recuperar a saúde do cabelo

Dr. Augusto Guerreiro

Dr. Augusto Guerreiro

Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares

O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.

A queda capilar no pós-parto é um problema comum a muitas mulheres. Também conhecida como alopecia pós-parto, essa condição pode ser um motivo de preocupação e afetar a autoestima de muitas mães que acabaram de ter um bebé. Embora seja um problema temporário e que, em geral, se resolve sem consequências para a saúde capilar, é importante entender o que causa esta condição e saber como lidar com ela da melhor maneira possível.

Por que é que acontece a queda capilar no pós-parto?

A queda de cabelo no pós-parto acontece devido às alterações hormonais que a mulher sofre durante a gravidez e após o parto. Durante a gestação, os níveis de estrogénio aumentam, o que leva a um maior crescimento de cabelo. A produção desta hormona faz com que o cabelo permaneça na fase de crescimento, ou seja, evita que ele caia durante a gravidez. É por esta razão que, regra geral, as mulheres apresentam uma maior densidade capilar nesta fase.

No entanto, após o parto, os níveis de estrogénio diminuem de forma drástica, o que pode levar a uma queda excessiva de cabelo. Além disso, o stress físico e emocional associado ao parto e à adaptação à nova rotina com um recém-nascido pode, também, contribuir para um aumento na queda de cabelo.

Quais os principais sintomas da queda capilar no pós-parto?

LHR

A queda capilar no pós-parto é uma condição temporária e o cabelo deve voltar ao normal dentro de algum tempo. No entanto, se a queda de cabelo for um motivo de preocupação para a mulher, é importante consultar um médico especialista para uma avaliação correta e para definir o tratamento mais adequado. Os principais sintomas da alopecia pós-parto incluem:

  • Queda de cabelo excessiva — a queda de cabelo pode ser muito mais intensa do que o normal, com uma quantidade significativa de cabelo a cair durante o banho ou ao escovar;
  • Cabelo ralo — a alopecia pós-parto pode levar a uma aparência de cabelo ralo, ou seja, com zonas do couro cabeludo visíveis;
  • Cabelo mais fino — é natural sentir o cabelo mais fino e fraco durante e após esta queda excessiva;
  • Queda de cabelo em áreas específicas — a queda de cabelo pode acontecer em áreas específicas do couro cabeludo, como nas zonas laterais ou na parte de trás da cabeça e na linha/risca do cabelo;
  • Coceira e irritação no couro cabeludo — este tipo de queda de cabelo pode causar irritação e coceira no couro cabeludo.

Quanto tempo dura a queda capilar no pós-parto?

A duração da queda capilar no pós-parto varia de mulher para mulher. Pode começar cerca de três meses após o parto, podendo durar de seis meses até um ano. No entanto, em alguns casos, pode durar mais tempo.

É importante lembrar que a queda capilar no pós-parto é uma condição temporária e não deve ser motivo de preocupação excessiva. A maioria das mulheres recupera o seu cabelo em apenas alguns meses. Contudo, existem algumas medidas que as mulheres podem pôr em prática para tornar esta fase um pouco menos preocupante e acelerar o crescimento capilar.

Como prevenir ou combater a queda capilar no pós-parto?

LHR

Existem algumas medidas que as mulheres podem pôr em prática para prevenir e minimizar o eflúvio telógeno no pós-parto.

Manter uma dieta saudável

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a prevenir a queda capilar no pós-parto. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, vegetais, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Hidratar o cabelo

Manter o cabelo hidratado é essencial para prevenir a queda capilar. Use produtos adequados que evitem que o cabelo fique seco.

Reduzir o uso de produtos químicos

O uso frequente de produtos químicos, como tintas, pode danificar o cabelo e levar à queda capilar. Evite o uso excessivo de produtos químicos e opte por produtos naturais sempre que possível.

Evitar penteados apertados

Penteados apertados, como tranças e coques, podem puxar o cabelo e provocar queda. Evite este tipo de penteado e escolha opções mais soltas e suaves.

Usar suplementos vitamínicos

Suplementos vitamínicos podem ajudar a prevenir a queda capilar, em especial aqueles que contêm vitaminas B, C e D, bem como ferro e zinco. Se estiver a amamentar não tome nada por iniciativa, consulte sempre um médico especialista.

Consultar um médico

O acompanhamento médico em qualquer processo de queda de cabelo é muito importante. Se sentir uma queda capilar significativa após o parto, é importante consultar um médico para fazer um diagnóstico mais completo e recomendar um tratamento adequado.

Quais os melhores tratamentos para a queda de cabelo no pós-parto?

LHR

Se mesmo com os cuidados acima, o problema prevalecer, saiba que existem vários tratamentos que podem ajudar a minimizar a queda de cabelo no pós-parto. É importante ter em conta que nem todos os tratamentos são compatíveis com a amamentação, por isso, se este é o seu caso, deve verificar com o seu médico qual a opção mais segura.

Tratamentos capilares compatíveis com a amamentação

Estes são alguns tratamentos que podem ser usados com segurança, sem prejudicar a saúde do bebé.

  • Vitaminas e suplementos — as vitaminas e suplementos alimentares podem fornecer ao organismo os nutrientes necessários para estimular o crescimento do cabelo. O pós parto é uma fase de grandes mudanças no corpo, podendo provocar défices nutricionais que são facilmente colmatados com a toma de suplementos. Contudo, deve sempre consultar o seu médico antes de tomar qualquer suplemento;
  • Tratamentos tópicos — existem várias opções de tratamentos tópicos que podem ajudar a combater a queda de cabelo, como shampoos, condicionadores, ou produtos mais específicos para o efeito. Ainda que seguros, devem, também, ser prescritos por um médico.

Tratamentos capilares para mulheres que não amamentam

Se este é o seu caso e a queda capilar é algo que a preocupa, tem diferentes opções de tratamento para resolver esta condição.

Tem receio da queda capilar no pós-parto?

LHR

A queda de cabelo no pós-parto é uma preocupação comum entre grande parte das mulheres. Esta queda de cabelo é normal e temporária, mas, em alguns casos, pode ser mais intensa e prolongada, o que pode afetar a autoestima da mãe. Por isso, é fundamental procurar ajuda profissional se estiver preocupada com a queda de cabelo após o parto. Seja para tratar ou, até mesmo, para prevenir, é importante escolher um profissional qualificado e experiente para identificar o problema e definir um plano de tratamento eficaz, minimizando os riscos de efeitos colaterais ou complicações. Se tem alguma dúvida sobre a queda capilar no pós-parto, marque uma consulta connosco. A nossa equipa de profissionais terá todo o gosto em ajudá-la a ultrapassar esta fase com tranquilidade e segurança.

RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS MÉDICAS DA CLÍNICA LHR

Fique sempre a par de todas novidades das áreas da Medicina Estética e Capilar.

Medicina Capilar

Medicina Estética

Contactos

Av. da Liberdade, Nº 144, 8º Direito
1250-146 Lisboa
(+351) 211 974 400(Chamada para a rede fixa nacional)
(+351) 915 057 129(Chamada para a rede móvel nacional)
2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h00

4.9 - Based on User Reviews

© 2024,

Clínica LHR. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency.