LHR
Queda de Cabelo
Tratamentos Capilares
Cover Image for Queda de cabelo na mulher — tipos, causas e tratamentos

Queda de cabelo na mulher — tipos, causas e tratamentos

Dr. Augusto Guerreiro

Dr. Augusto Guerreiro

Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares

O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.

A queda de cabelo na mulher é um problema comum e, quando em excesso, pode afetar de forma negativa a autoestima, já que o cabelo é, por norma, uma importante fonte de confiança e faz parte da identidade feminina. Compreender as causas da queda capilar feminina é o primeiro passo para encontrar a solução mais adequada. A partir daí, poderá fazer um tratamento que permita prevenir a perda de cabelo, ao mesmo tempo que promove o seu crescimento saudável. Sofre de queda capilar e gostava de saber se existe alguma forma de reverter essa situação? Reunimos toda a informação que precisa para encontrar o melhor tratamento para a sua queda de cabelo.

Que tipos de queda de cabelo na mulher existem?

A queda de cabelo na mulher pode ser ocasional, e provocada por uma série de diferentes fatores, ou crónica, devido a uma condição chamada alopécia, regra geral provocada por fatores genéticos ou distúrbios muito específicos.

Conheça alguns dos tipos de queda de cabelo feminina mais comuns.

Queda de cabelo ocasional (Eflúvio Telógeno)

LHR

O Eflúvio Telógeno é uma condição que afeta o ciclo de crescimento do cabelo, resultando numa queda excessiva de cabelo num curto período de tempo. É normal, em determinadas alturas, reparar que está a começar a perder mais cabeloe é importante tentar perceber qual a razão. Pode apenas estar relacionado com a estação do ano, com uma fase de maior stress ou, então, pode ser um indicador de algum problema de saúde. Embora esta seja uma condição temporária, a queda de cabelo excessiva pode ser preocupante e afetar a autoestima. Depois de descobrir a origem, poderá encontrar o tratamento mais adequado e travar a tão temida queda capilar feminina.

Alopecia Androgenética

LHR

Este é um dos tipos de queda de cabelo com origem em fatores genéticos. Nesta forma de alopecia feminina, existe um enfraquecimento gradual do cabelo e, consequentemente, o seu desaparecimento.

Alopecia Areata

LHR

A Alopecia Areata é considerada uma doença autoimune. Ou seja, o próprio sistema imunitário reage contra os folículos capilares, tal e qual como se fossem corpos estranhos no organismo. Na maior parte das vezes, é uma condição que apenas surge uma vez na vida. Contudo, em alguns casos, pode tornar-se permanente.

Alopecia Seborreica

LHR

Um dos tipos de queda capilar mais comum, provocada pela conhecida “caspa”. A dermatite seborreica, ou caspa, resulta de uma inflamação do couro cabeludo que tem, entre outras consequências, a queda de cabelo. Existem, ainda, outros tipos de alopecia, como Alopecia Fúngica, Cicatricial e Traumática, provocados por condições bastante específicas. Em todos os casos, é fundamental existir uma avaliação médica adequada, para encontrar o melhor tratamento para a calvície feminina.

Quais as causas mais comuns de queda capilar feminina?

LHR
A queda capilar feminina pode ser causada por vários fatores, como stress, alterações hormonais, carências nutricionais, uso excessivo de produtos químicos no cabelo, doenças autoimunes, genética, pós-parto e envelhecimento. É importante consultar um dermatologista para identificar a causa da queda de cabelo e definir o tratamento mais adequado.

O primeiro passo é identificar se a queda de cabelo na mulher é temporária, ou pontual, ou se é uma condição mais grave e permanente. Se a queda de cabelo acontece de forma súbita e sem razão aparente (ou seja, sem que a pessoa esteja exposta a algum fator que possa estar a causar a queda, como é o caso da quimioterapia), então é provável que a queda seja temporária. No entanto, para um diagnóstico mais preciso, deve procurar um médico especialista que avalie todos os sintomas e o contexto em que surge a queda de cabelo para poder definir o tratamento mais adequado. Doenças autoimunes e fatores genéticos, como já foi referido, são condições muito específicas que levam à queda de cabelo em muitas mulheres. Além destas, existem algumas outras causas para a queda capilar feminina.

Stress

O stress é uma das principais causas de queda de cabelo na mulher. Quando está sob stress ou sob pressão, o organismo liberta hormonas que afetam o crescimento e a saúde do cabelo.

Alterações hormonais

As alterações hormonais são outra causa comum de queda capilar feminina. Isso pode acontecer quando existem desequilíbrios hormonais no corpo provocados por:

  • Gravidez — durante a gravidez, as hormonas sofrem algumas alterações e isso pode levar a um aumento da espessura e do volume do cabelo;
  • Pós-parto — a queda de cabelo na mulher no pós-parto acontece quando essas hormonas começam a voltar aos seus níveis normais, o que pode levar a uma queda de cabelo excessiva;
  • Menopausa — a queda capilar na menopausa é causada pela diminuição dos níveis de estrogénio, uma hormona feminina que ajuda a manter o cabelo saudável. Quando os níveis de estrogénio diminuem, o cabelo pode ficar mais fino, fraco e quebradiço, o que pode levar à queda.

Deficiências nutricionais

Fatores como o stress, depressão, má alimentação ou alguns problemas de saúde podem causar na mulher a carência de alguns nutrientes essenciais que provocam a queda de cabelo. Entre as deficiências nutricionais mais comuns nas mulheres estão o ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas A, C, D e vitaminas do complexo B.

Uso excessivo de produtos químicos

O uso excessivo de produtos químicos no cabelo, como tintas, produtos de alisamento ou para permanentes, pode danificar o cabelo e levar à queda capilar.

Envelhecimento

À medida que envelhecemos, devido à diminuição da produção de algumas hormonas, o cabelo tem alguma tendência para ficar mais fino e fraco, o que pode levar, também, à queda capilar feminina.

Genética

Algumas mulheres têm uma predisposição genética para a queda de cabelo, problema denominado por alopecia androgenética. Além desta predisposição genética, existem alguns fatores que podem contribuir para acelerar o desenvolvimento da alopecia androgenética na mulher, como a idade, menopausa, doenças endócrinas e uso de medicamentos que podem provocar queda de cabelo.

Outras doenças

Algumas doenças, como lúpus, doença de Crohn, anemia, síndrome do ovário policístico e depressão, também podem provocar queda capilar feminina.

Quais os melhores tratamentos para a queda de cabelo na mulher?

LHR
Existem vários tratamentos disponíveis para ajudar a prevenir ou tratar a queda de cabelo na mulher. A escolha do tratamento mais adequado dependerá das causas da queda de cabelo e das necessidades individuais de cada paciente. É importante consultar um médico para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.

A queda de cabelo é um problema que afeta muitas mulheres em todo o mundo. As causas podem variar desde fatores genéticos até questões hormonais, stress ou um estilo de vida desajustado. No entanto, existem diversos tratamentos disponíveis para ajudar a prevenir ou tratar a queda de cabelo na mulher.

Suplementos vitamínicos

Quando o motivo são carências nutricionais, os suplementos vitamínicos podem ajudar a prevenir ou travar a queda de cabelo e a promover o crescimento do cabelo. “Cuidar de dentro para fora” é um lema que também se aplica à saúde capilar! Por exemplo, a biotina é uma vitamina do complexo B que ajuda a fortalecer o cabelo e unhas, enquanto a vitamina D pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo e couro cabeludo.

Tratamentos tópicos

O minoxidil, por exemplo, é um medicamento tópico aplicado no couro cabeludo. É usado, por exemplo, em casos de alopecia androgenética. Nos casos de queda de cabelo provocada por deficiências nutricionais, este medicamento é desaconselhado, sendo necessário repor os níveis de vitaminas em falta. Ajuda a estimular o crescimento do cabelo, aumentando o fluxo sanguíneo para o folículo capilar. O minoxidil está disponível em diferentes concentrações e a sua eficácia depende do número de aplicações e rigor no tratamento.

Mesoterapia Capilar

A mesoterapia capilar consiste na aplicação de substâncias no couro cabeludo por meio de microinjeções, que estimulam o crescimento dos fios e ajudam a fortalecer o cabelo. Os medicamentos utilizados na mesoterapia capilar podem variar de acordo com a causa da queda de cabelo e as necessidades de cada paciente. Podem ser usadas vitaminas, minerais, aminoácidos e outros nutrientes que ajudam a estimular o crescimento do cabelo e fortalecer os fios.

PRP Capilar

Através do processamento do sangue do paciente, o plasma obtido é enriquecido com plaquetas e injetado no couro cabeludo. Os fatores de crescimento presentes no Plasma Rico em Plaquetas estimulam a vascularização do couro cabeludo, melhorando a circulação sanguínea e aumentando a quantidade de nutrientes que chegam aos folículos capilares.

Transplante capilar

O transplante capilar é indicado para casos de queda de cabelo severa ou calvície avançada em que outros tipo de tratamento não surtem efeitos. É um procedimento no qual os folículos capilares são removidos de uma área do couro cabeludo e transplantados para outra. Este método é muito eficaz em mulheres que têm uma área dadora saudável e densa para fornecer folículos capilares suficientes para o transplante.

Como diagnosticar e escolher o melhor tratamento para a queda de cabelo?

LHR

São vários os tratamentos que existem para a queda capilar e é importante escolher a solução certa para ajudar a controlar a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios. Mas mais importante ainda é escolher um tratamento seguro e eficaz. É fundamental procurar apoio médico especializado para fazer um diagnóstico correto e encontrar o melhor tratamento para a queda capilar feminina. Na Clínica LHR temos uma equipa qualificada com vasta experiência em problemas de queda de cabelo e disponibilizamos diversos tratamentos personalizados para responder às necessidades individuais de cada paciente. Se tem dúvidas ou gostava de saber mais sobre a queda de cabelo feminina, entre em contacto connosco e agende uma consulta de avaliação. Os nossos médicos especialistas podem aconselhar e ajudar a escolher o melhor tratamento para a queda de cabelo. Comece já o seu tratamento para ter cabelos mais saudáveis e bonitos e recupere a sua confiança e autoestima.

RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS MÉDICAS DA CLÍNICA LHR

Fique sempre a par de todas novidades das áreas da Medicina Estética e Capilar.

Medicina Capilar

Medicina Estética

Contactos

Av. da Liberdade, Nº 144, 8º Direito
1250-146 Lisboa
(+351) 211 974 400(Chamada para a rede fixa nacional)
(+351) 915 057 129(Chamada para a rede móvel nacional)
2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h00

4.9 - Based on User Reviews

© 2024,

Clínica LHR. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency.