fbpx
Logo Clinica LHR
telefone   +351 211 974 400 |  whatsapp
Logo Clinica LHR
Conheça as 7 principais causas para a queda de cabelo

Voltar a artigos

A queda de cabelo é um problema que afeta várias pessoas, quer seja de uma forma permanente ou temporária. As causas para a queda de cabelo também podem variar, existindo várias condições que se encontram ligadas ao problema. Descubra quais as principais e como poderá tratar esta condição capilar.

 

O que é a queda de cabelo?

Perder cabelo é normal e acontece a toda a gente. Todas as pessoas perdem cerca de 50 a 100 fios de cabelos todos os dias. 

No entanto, quando nos deparamos com uma queda mais acentuada durante um longo período de tempo, podemos dizer que estamos perante um quadro de queda de cabelo.

Existem 3 tipos principais de queda de cabelo. São eles:

  • eflúvio telógeno;
  • alopecia (que poderá assumir várias formas);
  • tricotilomania.

Estes 3 tipos de queda de cabelo têm origens diferentes, diferindo também no padrão de queda de cabelo que apresentam.

 

Quais são os primeiros sinais da queda de cabelo?

Em alguns casos, se for detetada de forma precoce, a queda de cabelo poderá ser revertida. Preste atenção aos seguintes sinais, que poderão indicar um quadro clínico de queda capilar:

  • grande quantidade de cabelos caem no banho ou quando se penteia;
  • começa a notar zonas com menor densidade capilar;
  • cabelo sem brilho e quebradiço.

 

Conheça as 7 principais causas para a queda de cabelo

 

 

Níveis de stress elevados

Stress físico e mental pode provocar uma queda acentuada dos fios de cabelo. Isto acontece porque o choque causado pelo stress pode interferir com o ciclo dos fios de cabelo, fazendo com que caiam em maior quantidade. 

Muitas vezes, mesmo que o stress não seja a principal causa da queda de cabelo, pode piorar a situação.

Alterações hormonais

As hormonas têm uma grande interferência na forma como o nosso corpo é regulado, e as suas alterações podem ser uma das causas para a queda de cabelo. As alterações hormonais podem ocorrer por diversos motivos, sendo alguns deles:

  • adolescência;
  • gravidez e período pós-parto;
  • mudança de método contracetivo hormonal;
  • hipotiroidismo.

 

Utilização de certo tipo de medicamentos

Alguns medicamentos, como é o caso dos antidepressivos, anticoagulantes ou os medicamentos para a hipertensão, são apontados como causas para a queda de cabelo. Isto poderá acontecer no início da sua toma ou quando já são utilizados há bastante tempo.

Alimentação pobre em vitaminas e nutrientes

Uma alimentação saudável é crucial para o bom funcionamento do nosso corpo. Como tal, uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes poderá ter consequências negativas para a saúde, incluindo no que toca à queda de cabelo.

A falta de ferro, proteínas, zinco e vitaminas A e B pode ser uma causa para a queda de cabelo. Isto porque esses nutrientes ajudam no crescimento e reforçam a força capilar. 

 

Fatores genéticos

A genética tem um grande papel nos quadros de queda de cabelo, em especial na alopecia, visto que pode ser um fator preponderante para esta condição. 

Nestes casos, a queda de cabelo pode ser mesmo irreversível, havendo a necessidade de se recorrer a tratamentos mais permanentes, como o transplante capilar.

Uso de produtos prejudiciais ao cabelo

Tudo o que não é cuidado acaba por ficar “estragado”, e o mesmo se pode aplicar ao cabelo. Tintas de cabelo, produtos que emitem demasiado calor e outros produtos químicos poderão desencadear quadros de queda de cabelo, em muitos casos irreversíveis. Assim, tenha sempre em atenção os produtos que coloca no seu cabelo e dê-lhe os melhores cuidados possíveis, todos os dias.

Doença

Existem várias doenças que poderão levar à queda de cabelo. Sífilis, infeções da pele por fungos, doenças autoimunes, Síndrome dos Ovários Poliquísticos e COVID-19 são apenas algumas das doenças que podem provocar este problema.

 

Como lidar com a queda de cabelo?

A queda de cabelo afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e pode ter um grande impacto na autoestima de quem sofre com o problema.

Dependendo do tipo de queda de cabelo, existem diversos tratamentos que poderão ser feitos de forma a promover um couro cabeludo mais saudável.

Se também sofre com queda de cabelo, marque uma consulta de diagnóstico com a Clínica LHR e descubra qual o seu tipo de queda de cabelo, assim como o tratamento mais adequado. 

Encontre uma equipa de médicos especializados em transplante capilar e outros tratamentos, técnicas exclusivas e uma marca de renome em Portugal e na Europa. Confie na equipa LHR e recupere a sua autoestima e saúde capilar!

Marque já a sua consulta na Clínica LHR

Doutor Augusto Guerreiro

Dr.Augusto Guerreiro

Saber mais sobre o Doutor

Siga-nos nas Redes Sociais

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.