fbpx
Logo Clinica LHR
telefone   +351 211 974 400 |  whatsapp
Logo Clinica LHR

Toxina Botulínica

Dermoestética

Toxina Botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox®,  é utilizada principalmente para prevenir rugas e atenuar linhas de expressão, mas pode ser também utilizada no tratamento de assimetrias faciais e hiperidrose (suor excessivo) principalmente nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.

A sua aplicação é um dos tratamentos cosméticos mais seguros e populares realizados em todo o mundo, uma vez que garante resultados efetivos e com grande satisfação por parte dos pacientes.

O Dr.Augusto Guerreiro, da Clínica LHR – Hair & Skin, tem uma vasta experiência no tratamento com a toxina botulínica. Marque consulta na nossa clínica em Lisboa.

toxina botulinica

O que é a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é uma substância produzida por um uma bactéria, que é isolada e purificada, e há décadas que é usada como medicamento na prática clínica. Esta sustância paralisa parcialmente e temporariamente o músculo selecionado ou promove a redução da produção de suor nos locais onde é administrada.

Pequenas quantidades da toxina têm a capacidade de atingir os músculos exatos que controlam as rugas e relaxá-los temporariamente. Muitas pessoas optam por repetir o tratamento 2 a 3 vezes por ano para ajudar a manter a aparência de uma pele mais jovem e lisa.

O que causa rugas?

Rugas são linhas marcadas na superfície da pele, e que surgem com o passar do tempo, devido à perda de colagénio, elastina, ácido hialurónico e outras substâncias que sustentam a pele. As primeiras rugas que notamos geralmente ocorrem como resultado de expressões faciais repetidas durante um período de tempo. Outros fatores que causam rugas incluem danos causados pelo sol, tabagismo, desidratação, má nutrição, stress e certos medicamentos.

As rugas são uma parte inevitável do envelhecimento à medida que a nossa pele começa a ficar mais fina, menos hidratada e com menos elasticidade e tonicidade.

A maioria das pessoas não gosta do aparecimento de rugas na pele e a toxina botulínica é usada para reduzir essas rugas de expressão que aparecem no rosto, restaurando uma aparência mais jovem.

tratamento rugas

Como funciona a toxina botulínica?

Durante o tratamento, o Dr. Augusto Guerreiro injeta a toxina botulínica em pequena quantidade nos músculos que causam a formação das rugas, paralisando-as temporariamente. Os pontos e a doses administradas são o segredo do sucesso do tratamento com toxina botulínica.

A toxina botulínica elimina ou ameniza as rugas na lateral dos olhos, os chamados “pés de galinha”, as rugas entre as sobrancelhas (zona da glabela) e também as rugas de expressão da testa. Embora existam outras zonas onde se pode colocar a toxina, estes são os principais pontos e os mais seguros e também os mais procurados. Outras zonas do rosto carecem sempre de uma avaliação mais cuidadosa.

Quando aplicada nas axilas ou nas palmas das mãos, a toxina botulínica permite tratar a sudorese excessiva.

Quem pode utilizar a toxina botulínica?

Este tratamento é utilizado em mulheres e homens, por pessoas insatisfeitas com a qualidade da pele, devido às rugas de expressão.

A toxina botulínica pode ser usada também como prevenção, pois a sua aplicação constante diminui a força da contração muscular, reduzindo a possibilidade da formação precoce das rugas de expressão.

A toxina botulínica também é muito eficaz no tratamento da hiperidrose axilar. Neste caso as pequenas injeções são aplicadas nas axilas. As pessoas que sofrem com o suor axilar excessivo beneficiam em muito na sua qualidade de vida com este tipo de tratamento. A duração do efeito da toxina botulínica neste caso varia de oito meses a um ano.

Para gestantes, lactantes e portadores de doenças autoimunes, neurológicas, inclusive, alérgicos à proteína do ovo, este procedimento é contraindicado.

Vale a pena lembrar que ao contrário do ácido hialurónico, a toxina botulínica não repõe volumes, apenas diminuí a atividade da musculatura, de modo a evitar que a pele também contraia em demasiado levando à formação de rugas ou linhas de expressão

Como é feita a aplicação da toxina botulínica?

A aplicação é feita em consultório, realizada por um médico qualificado para tal. Por ser um procedimento pouco doloroso, na maioria dos casos não é necessária anestesia infiltrativa, apenas o uso prévio, e apenas em alguns casos, de creme anestésico. O procedimento é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado.

Os resultados podem começar a ser apercebidos 2-3 dias após a aplicação e o seu resultado definitivo após o 12-14º dia. Normalmente existe uma consulta de controlo passadas 2 semanas de forma a ser avaliada a sua simetria e efeito, que dura em média 4 a 6 meses.

Os efeitos colaterais são mínimos, geralmente restritos ao local da aplicação, como pequena vermelhidão. Inchaço e equimoses (nódoa negra), apesar de possíveis, são raros e geralmente de muito pequena dimensão.

Marque sua consulta de avaliação com o Dr. Augusto Guerreiro, que abordará todas as suas dúvidas e discutirá a melhor opção de tratamento para si.