fbpx
Logo Clinica LHR
telefone   +351 211 974 400 |  whatsapp
Logo Clinica LHR
Descubra os melhores alimentos para a queda de cabelo e os seus efeitos na saúde capilar!

Voltar a artigos

Os alimentos para a queda de cabelo ajudam a repor as proteínas, vitaminas e minerais que compõem a estrutura capilar e a mantém saudável. Erros alimentares e dietas radicais são fatores que podem desencadear carências nutricionais que enfraquecem o cabelo, deixando-o quebradiço e sem brilho.

Saiba mais sobre a relação da alimentação com a saúde capilar, quais os melhores alimentos para a queda de cabelo e como tratar. Descubra tudo após a leitura deste artigo. 

 

A relação dos alimentos com a queda de cabelo. 

Cada fio de cabelo contém cerca de 90% da proteína queratina, água e minerais como o ferro, zinco, magnésio entre outros componentes. 

A queda de cabelo pode ser uma consequência de maus hábitos alimentares. Além de causarem falhas nutricionais e o desequilíbrio geral do organismo, também afetam a saúde do cabelo, deixando-o desprovido de vitaminas e outros nutrientes que fazem parte da sua composição. 

Os principais fatores de risco são: 

  1. Dietas rigorosas sem acompanhamento médico; 
  2. Falta de hidratação – a água é essencial para fortalecer e hidratar o cabelo;
  3. Alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares; 
  4. Álcool e refrigerantes;
  5. Tabagismo.

Os primeiros reflexos dessas opções sobre o cabelo são a perda do brilho, desidratação, descamação do couro cabeludo e a quebra da fibra capilar.

Por isso, para cuidar da saúde capilar e prevenir a queda de cabelo é necessário fazer uma dieta variada, rica em proteínas, vitaminas e minerais. 

Desta forma, consegue assegurar: 

  • Nutrição natural da raízes até às pontas; 
  • Fortalecimento da fibra capilar; 
  • Crescimento saudável, fios flexíveis e sem pontas espigadas; 
  • Circulação sanguínea e a oxigenação da pele que mantêm o couro cabeludo saudável.

 

 

Carnes e ovos

Ambos são ótimas fontes de proteína. As carnes magras, vermelhas e brancas, aumentam a hemoglobina no sangue, a proteína que transporta o oxigénio pelo organismo, melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo. E ainda, promovem a produção de colagénio, ajudando a fortalecer os fios e a reduzir a sua queda. 

 Quanto ao ovo, além de ser proteico, também contém biotina, a vitamina essencial para a manutenção e crescimento do cabelo. 

Para quem não consome carne ou ovos, pode substituí-los pela soja e garantir os mesmos benefícios. 

 

Peixe

Salmão, sardinha e atum são as melhores fontes de gorduras boas, as ómegas 3, 6 e 9 responsáveis pela produção de queratina. Esta proteína é o principal composto da estrutura capilar, sem ela o cabelo perde elasticidade, fica seco e quebradiço.

 

 

Cenoura, abóbora e batata doce amarela 

A cor alaranjada destes vegetais vem do betacaroteno, um pigmento antioxidante e fonte de vitamina A. Estes alimentos fortalecem o cabelo e ajudam a prevenir descamação do couro cabeludo, uma das causas de queda de cabelo.

 

 

Frutos vermelhos e os citrinos 

Os morangos, framboesas, mirtilos, laranjas, são alguns exemplos destes frutos ricos em vitamina C, são conhecidos pelos seus efeitos antioxidantes, revigorantes e de proteção contra o envelhecimento precoce do cabelo.

 

 

Feijão, ervilhas e grão 

Na origem da perda de cabelo pode estar a falta de ferro no organismo, nesse caso as leguminosas são essenciais para repor este mineral, assim como os vegetais verdes, espinafres, agrião ou alface, por exemplo. Além disso, também ajudam a fortificar a fibra capilar devido ao seu contributo na produção de queratina e colagénio.

 

 

Aveia, arroz integral e gérmen de trigo

Estes alimentos contribuem para reforçar os fios de cabelo. São ricos em zinco, um mineral que assegura a renovação das células capilares. Quando está em falta no organismo pode provocar a oleosidade do couro cabeludo e o enfraquecimento dos fios.

 

 

Nozes e amêndoas

São frutos secos ricos em proteína e magnésio que favorecem o fortalecimento do cabelo desde a raíz, fornecendo os nutrientes necessários para manter a saúde do couro cabeludo e dos folículos pilosos.

 

Os tratamentos para acabar com a queda de cabelo. 

Nem sempre a queda de cabelo fica resolvida ao melhorar os seus hábitos alimentares, uma vez que pode estar relacionada com outros fatores como a genética, alterações hormonais ou doenças infecciosas. 

Nesse sentido, é aconselhável que contacte um especialista para identificar a causa da perda de cabelo e o tratamento capilar mais adequado para si.

 

 

Para que consiga fortalecer os folículos pilosos do cabelo, estimular o crescimento dos fios e ativar novos vasos sanguíneos, sugerimos as seguintes opções: 

  • Medicação oral; 
  • Mesoterapia; 
  • Plasma Rico em Plaquetas (PRP).

Se procura uma solução para a sua queda de cabelo, saiba que pode contar com a Clínica LHR e a nossa equipa especializada em saúde estética e capilar. Fale connosco e descubra qual o melhor tratamento para acabar com o seu problema.

Marque já a sua consulta na Clínica LHR

Doutor Augusto Guerreiro

Dr.Augusto Guerreiro

Saber mais sobre o Doutor

Siga-nos nas Redes Sociais

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.