O transplante capilar é definitivo? Conheça a resposta e decida se é um bom investimento
Dr. Augusto Guerreiro
Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares
O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.
O transplante capilar é definitivo? E é um bom investimento? Estas são algumas das questões que mais levantam dúvidas, por se tratar de um procedimento cirúrgico e que, por isso mesmo, exige alguma preparação e cuidados. Continue a ler este artigo e descubra a resposta a esta questão e muitas mais!
A quem se destina um transplante capilar?
O transplante capilar é indicado para tratar problemas relacionados com a alopecia androgenética, também conhecida como calvície.
Neste tipo de queda de cabelo, a densidade capilar começa a diminuir no topo da cabeça, evoluindo gradualmente com o passar do tempo. Por se tratar de um problema genético, necessita de um procedimento mais permanente, como é o caso do transplante capilar.
Todas as pessoas com queda de cabelo podem receber um transplante capilar?
Sim e não. Apesar de tanto homens como mulheres serem, à partida, elegíveis para realizarem um transplante capilar, nem todas as pessoas o poderão realizar. Conheça alguns dos requisitos que um bom candidato deve ter:
- o seu problema de queda de cabelo deve ser genético ou permanente, não apenas temporário;
- o couro cabeludo deve estar saudável;
- a zona dadora deve ter uma boa densidade capilar.
Como é feito o transplante capilar?
Este procedimento é feito através da implantação de folículos capilares em zonas de baixa densidade capilar.
Os folículos são retirados de uma zona com elevada densidade capilar e menos propícia à queda de cabelo. Existem duas técnicas que podem ser aplicadas. São elas a FUT e a FUE.
Na técnica FUT, é cortada e retirada uma porção de couro cabeludo da zona dadora, para depois serem retirados os folículos dessa mesma porção, sendo depois transplantados para a zona recetora. Já na técnica FUE, a técnica mais atual e utilizada hoje em dia, o procedimento é feito sem qualquer corte. As unidades foliculares são retiradas uma a uma da zona dadora através de micro punches, e são depois inseridas na zona com menor densidade capilar.
A técnica utilizada determina o sucesso do procedimento?
Apesar de ambas as técnicas apresentarem boas taxas de sucesso, a técnica FUE apresenta algumas vantagens em relação à técnica FUT. Como os folículos capilares são retirados diretamente do couro cabeludo, na técnica FUE, a cicatriz é praticamente invisível. Ainda, esta técnica limita o número de folículos retirados no procedimento (4000-4500, no máximo), não sendo tão agressiva para o couro cabeludo, mantendo a densidade capilar da zona dadora intacta e possibilitando, assim, a execução de um segundo procedimento no futuro, se assim for necessário.
Então… o transplante capilar é definitivo?
A resposta é sim, o transplante capilar é para sempre. Por se tratar de um procedimento que utiliza folículos capilares do próprio paciente, este procedimento garante um resultado natural e definitivo.
Os fios de cabelo restabelecem o seu ciclo de crescimento na zona recetora, havendo também um alto índice de aceitação do próprio organismo da pessoa.
Transplante Capilar vs Implante Capilar: existe diferença?
O transplante capilar é muitas vezes denominado como implante capilar. No entanto, esta denominação é incorreta, já que falamos de dois procedimentos diferentes, com resultados também diferentes. No caso do implante capilar, a restauração dos fios de cabelo é feita através de fibras biocompatíveis no couro cabeludo, e costuma ser indicado quando a zona afetada é pequena.
O implante capilar é definitivo?
Por não se tratar da implantação de fios de cabelo naturais, inseridos de forma a reencontrarem o seu ciclo de crescimento, existe o risco de estes começarem a cair ao fim de algum tempo. Assim, ao contrário do transplante capilar, o implante capilar não é definitivo.
O transplante capilar é um bom investimento?
Apesar de ser um procedimento cirúrgico, o que ainda “assusta” algumas pessoas, o transplante capilar é o melhor investimento que poderá fazer para tratar a sua calvície - especialmente quando já apresenta um grau de calvície avançado, que é menos provável conseguir reverter apenas com tratamentos capilares. Ao realizar um transplante capilar, estará a optar por um tratamento definitivo e com uma aparência natural. Tão importante como escolher o melhor procedimento para tratar o seu problema é escolher o local onde o irá fazer. Na Clínica LHR, conta com uma consulta de diagnóstico, onde poderá tirar todas as dúvidas e preocupações. No dia do procedimento, recebe o acompanhamento de uma equipa médica especializada, que irá garantir o sucesso do transplante e fazer o seu acompanhamento, a partir do momento pré-operatório até ao pós-operatório. Se ainda tem dúvidas e preocupações, entre em contacto connosco. Na Clínica LHR, garantimos que o investimento na sua saúde é sempre um bom investimento!