fbpx
Logo Clinica LHR
telefone   +351 211 974 400 |  whatsapp
Logo Clinica LHR

PRP Capilar

Tratamentos capilares

Bioestimulação capilar com Plasma Rico em Plaquetas (PRP Capilar)

O PRP Capilar pode ser administrado aquando do transplante capilar e nos meses que se seguem, estimulando a angiogénese (novos vasos sanguíneos), ajudando desta forma a maximizar a sobrevivência dos folículos transplantados e a fortalecer os existentes. Adicionalmente reduz a formação de crostas, traumas, inflamações e eritemas, e ajuda a pele a cicatrizar mais rapidamente.
Pode combinar-se com outros tratamentos que estimulem o crescimento do folículo como a Mesoterapia Capilar.

prp capilar

As plaquetas são células sanguíneas que induzem de forma endógena os fibroblastos (célula fundamental que determina a estrutura e qualidade da pele), em que a sua alta concentração é obtida após a centrifugação do sangue do paciente. Esta alta concentração de plaquetas presente no PRP (4-7 vezes superior à do sangue), torna-o um importante tratamento capilar para fortalecer o folículo, assegurando a sua longevidade e potencialidade, e também para revigorar folículos adormecidos e estimular o crescimento de novos cabelos.

Num explicação mais técnica a bioestimulação é o nome dado à estimulação biológica das funções do fibroblasto . A ativação biológica do fibroblasto dá-se principalmente pelos fatores de crescimento e essa ativação conduz à síntese de colagénio, elastina e ácido hialurónico (elementos essenciais da estrutura cutânea).

tirar sangue

Como é feito o tratamento?

O tratamento com plasma rico em plaquetas é feito no consultório, seguindo os seguintes passos:

  • O médico ou enfermeiro retira uma seringa de sangue do paciente, tal como se fosse para uma análise de rotina;
  • Através de um sistema fechado e estéril, este sangue é colocado numa centrifugadora e separado o plasma dos outros componentes do sangue;
  • A seguir esse plasma rico em plaquetas é infiltrado directamente no couro cabeludo com a técnica multi punção.

Sessões e manutenção

O protocolo é específico para cada paciente, no entanto, recomenda-se a realização de 3 a 5 sessões, com 3-4 semanas de intervalo entre sessões num tratamento inicial. Cada sessão dura aproximadamente 45 minutos (anestesia, colheita da amostra sanguínea, preparação e infiltração do plasma rico em plaquetas).

Cuidados após a aplicação do PRP

Os cuidados após a aplicação do PRP são evitar a exposição ao sol, o uso de saunas, a prática de exercício físicos, e limpezas de pele durante os 24 horas seguintes ao tratamento.

Após a aplicação do plasma no rosto podem surgir dor e vermelhidão passageiras, inchaço, pequenas equimoses e inflamação na pele, mas que desaparecem muito rapidamente. Neste tratamento não existe nenhum tipo de reação alérgica porque é um produto biológico obtido através do próprio paciente.