LHR
Alopecia
Cover Image for Descubra as opções de tratamento para alopecia areata — trate a queda de cabelo de forma eficaz

Descubra as opções de tratamento para alopecia areata — trate a queda de cabelo de forma eficaz

Dr. Augusto Guerreiro

Dr. Augusto Guerreiro

Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares

O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.

Este é um tipo de queda de cabelo que resulta de uma doença autoimune e encontrar o tratamento certo para alopecia areata faz toda a diferença para conseguir obter melhores resultados.

Embora seja uma condição benigna e sem riscos para a saúde, a alopecia areata tem um impacto significativo na autoestima, na qualidade de vida e na saúde emocional dos pacientes.

Reunimos toda a informação que necessita para saber em que consiste a alopecia areata, quais as principais causas para o seu aparecimento e como encontrar o melhor tratamento para resolver este problema, que pode apenas ser temporário.

O que é a alopecia areata?

LHR
A alopecia areata é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunitário ataca os folículos capilares, sem que haja a sua destruição, levando à queda de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo e dando origem às conhecidas peladas.

Acredita-se que a alopecia areata aconteça devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Stress, desequilíbrios hormonais, infeções, alterações no regime alimentar ou traumas físicos no couro cabeludo, são alguns dos fatores que podem desencadear esta condição.

Este tipo de queda de cabelo pode afetar homens e mulheres, embora seja mais frequente em crianças e adultos jovens.

Como identificar alopecia areata?

A alopecia areata é uma condição que leva a uma perda de cabelo quase repentina e imprevisível. Um diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a melhor forma de controlar a queda de cabelo e minimizar os danos.

Estes são alguns sintomas característicos de alopecia areata:

  • Queda de cabelo em zonas delimitadas — a alopecia areata tem tendência a começar com a queda de pequenas porções de cabelo, do tamanho de uma moeda. Estas falhas de cabelo, ou peladas, podem formar-se em qualquer zona do corpo, mas acontecem mais no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo em formas circulares — a queda de cabelo causada pela alopecia areata é, de modo geral, em forma de círculo e pode aparecer de forma desigual por todo o couro cabeludo;
  • Comichão ou dor no couro cabeludo — algumas pessoas sentem comichão ou dor no couro cabeludo antes de notar a queda de cabelo;
    Alterações nas unhas — é possível, embora em casos mais raros, que a alopecia areata provoque mudanças nas unhas, como pequenas depressões, linhas ou manchas brancas;
  • Historial médico — se tem algum antecedente familiar de alopecia areata, é mais provável que venha a desenvolver esta condição.

LHR

Caso note algum destes sintomas, é muito importante procurar um médico especialista para conseguir um diagnóstico adequado para, logo que possível, avançar para o tratamento da alopecia areata.

Quais os tipos de alopecia areata que existem?

Existem vários tipos de alopecia areata, cada um com as suas próprias características e sintomas. Destacamos os principais.

Alopecia areata localizada

LHR

Este é o tipo mais comum de alopecia areata. A queda de cabelo verifica-se em uma ou mais áreas que se distinguem por um formato redondo ou oval. A pele nessas áreas pode ser suave e sem pelos.

Alopecia areata total

LHR

Acontece quando a alopecia areata causa a queda de cabelo em todo o couro cabeludo. Este tipo de alopecia começa em pequenas áreas circulares que se unem e se expandem ao longo do tempo, até que todo o cabelo desaparece. Pode acontecer, também, que além do couro cabeludo, a alopecia cause a perda de todos os pelos do corpo, tratando-se da alopecia universal.

Alopecia areata ophiasis

LHR

Este tipo de alopecia areata caracteriza-se pela queda de cabelo em forma de faixa, que começa na zona das orelhas, expandindo-se em direção à nuca.

Alopecia areata incógnita

LHR

A alopecia areata incógnita é uma forma mais rara da doença, em que a queda de cabelo ocorre de forma gradual e difusa, sem a formação de áreas circulares distintas.

Qual o tratamento para alopecia areata?

LHR

Estima-se que uma pequena parte da população sofra de episódios de alopecia areata pelo menos uma vez na vida. A boa notícia é que existem vários tratamentos disponíveis que contribuem para uma redução da queda de cabelo e para a estimulação do crescimento de novos fios.

Corticosteroides

Estes são medicamentos considerados anti-inflamatórios e com propriedades imunossupressoras. São usados para tratar várias condições inflamatórias, tal como alopecia areata. Conseguem aliviar os sintomas e reduzir a inflamação associada a esta condição.

Imunossupressores

Os imunossupressores são medicamentos que suprimem a resposta imunitária de uma forma mais abrangente e costumam ser usados no tratamento de casos graves de alopecia areata.

Embora pareçam semelhantes, os corticosteroides e os imunossupressores têm modos de ação diferentes.

Minoxidil

O Minoxidil é um medicamento com efeito vasodilatador que favorece o crescimento capilar. É aplicado no couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea, e pode ser usado em conjunto com outras terapêuticas.

Terapia com luz UV

A terapia com luz ultravioleta é um tratamento não invasivo que recorre a luz vermelha de baixa intensidade para estimular o crescimento capilar.

Estas são as principais opções de tratamento para o problema da alopecia areata.
No entanto, cada caso exige uma abordagem e tratamento específicos, por isso, recorra sempre a um médico especialista para encontrar a terapêutica mais segura e eficaz para si.

É possível fazer transplante capilar como tratamento para alopecia areata?

Se sofre de alopecia areata, saiba que existe, sim, a possibilidade de fazer um transplante capilar para resolver este problema. No entanto, esta é uma solução viável apenas em algumas situações.

Nos casos em que é possível, o transplante capilar é uma opção de tratamento para alopecia areata que envolve a remoção de cabelo de zonas do couro cabeludo onde ele ainda está presente e a sua transferência para as áreas afetadas pela alopecia areata.

Contudo, é importante esclarecer que o transplante capilar não é uma cura para a alopecia areata e pode ser desaconselhado a alguns pacientes.

Alguns dos fatores que podem impossibilitar o transplante capilar em casos de alopecia areata são:

  • A doença, estando ativa, pode ter um impacto negativo nos resultados — como a alopecia areata é uma doença autoimune que ataca os folículos capilares, o transplante pode incidir em folículos afetados pela doença, comprometendo o sucesso do tratamento e fazendo com que os cabelos transplantados voltem a cair;
  • Risco de trauma no couro cabeludo — o transplante capilar, quando realizado em zonas afetadas pela doença, pode causar traumas no couro cabeludo e desencadear a alopecia areata em outras zonas. Isso significa que, mesmo que o transplante capilar seja bem-sucedido numa área específica, outras zonas do couro cabeludo podem ser afetadas pela doença;
  • Viabilidade das zonas dadoras — as zonas dadoras são áreas do couro cabeludo onde o cabelo é saudável e resistente à queda. Para um transplante capilar bem-sucedido, é importante que as zonas doadoras sejam avaliadas para determinar a quantidade e a qualidade do cabelo disponível e se ainda existe algum indício de doença ativa.
LHR

Como saber se pode fazer um transplante capilar sofrendo de alopecia areata?

Antes de pensar em fazer este procedimento, deve sempre consultar um médico especialista para avaliar as causas e a extensão da queda de cabelo e perceber se o transplante capilar é uma opção de tratamento.

Contudo, para poder avançar com este procedimento é fundamental que tenha a doença estabilizada, ou inativa.

Como controlar a alopecia areata?

Após a confirmação de diagnóstico de alopecia areata, é estabelecido um protocolo de tratamento personalizado e adequado ao seu caso específico. Este tratamento pode englobar apenas uma terapêutica ou uma combinação de várias.

Depois de iniciar o tratamento, é importante controlar a evolução e observar se os sintomas da alopecia areata estão a melhorar. Se sentir que a queda está a diminuir e que o cabelo está mais saudável, pode ser um indício de que a alopecia está sob controle.

Quando se verificar que a alopecia areata está controlada ou inativa, sem queda de cabelo, é possível considerar o transplante capilar como opção. Para tal, cada caso deve ser avaliado de forma rigorosa para que seja possível perceber qual a gravidade da doença e se existem zonas dadoras viáveis para este tratamento.

Sofre de alopecia areata e procura o melhor tratamento para o seu caso?

Esta pode ser uma condição difícil de lidar para muitas pessoas, mas é importante lembrar que existem tratamentos disponíveis para ajudar a controlar a queda de cabelo. No entanto, cada paciente é único e requer uma abordagem personalizada para obter os melhores resultados.

Se este é o seu caso e procura o melhor tratamento para a alopecia areata, procure-nos e a nossa equipa poderá avaliar a sua situação, indicando-lhe qual a solução mais eficaz.

Lembre-se que apenas um médico especialista poderá determinar a causa da alopecia areata e prescrever o tratamento adequado. Procure ajuda profissional para lidar com esta condição e para recuperar a sua autoestima.

RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS MÉDICAS DA CLÍNICA LHR

Fique sempre a par de todas novidades das áreas da Medicina Estética e Capilar.

Medicina Capilar

Medicina Estética

Contactos

Av. da Liberdade, Nº 144, 8º Direito
1250-146 Lisboa
(+351) 211 974 400(Chamada para a rede fixa nacional)
(+351) 915 057 129(Chamada para a rede móvel nacional)
2ª a 6ª feira das 10h00 às 18h00

4.9 - Based on User Reviews

© 2024,

Clínica LHR. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency.