Sofre de queda de cabelo no outono? Veja os cuidados a ter e os tratamentos capilares para esta época do ano!
Dr. Augusto Guerreiro
Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares
O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.
A queda de cabelo é um tema sensível e muito pesquisado no outono. Mas qual é o motivo de cair tanto cabelo nesta época do ano? Como pode proteger o seu cabelo?
Encontre as respostas a estas questões neste artigo que preparamos para si.
No final da leitura, ficará a entender o fenómeno da queda de cabelo no outono e como pode resolver o seu problema.
A queda de cabelo no outono é normal?
O cabelo tem um ciclo de vida natural, por isso tanto o crescimento como a queda são normais e fazem parte das fases desse ciclo.
Por norma, nos meses de verão, os folículos pilosos aumentam e há um maior estímulo ao crescimento do cabelo devido à exposição solar mais intensa.
Cerca de três meses depois, no outono, esses cabelos entram na fase de queda e inicia-se o processo de regeneração capilar.
No entanto, as agressões externas a que o cabelo foi sujeito durante o verão, deixam os fios danificados e secos, podendo prejudicar a sua regeneração natural.
Quais são os sinais que indicam uma queda de cabelo anormal?
- Perda de cabelo continuada e visível no banho, escova e almofada;
- Menos densidade capilar;
- Falhas de cabelo.
Que cuidados se deve ter com o cabelo no outono?
Apesar das boas práticas capilares serem necessárias todo o ano, é sobretudo no outono que o cabelo precisa de mais cuidados.
Por um lado, para reparar os estragos causados pelo verão, por outro lado para preparar os fios de cabelo para o frio do inverno!
Partilhamos consigo alguns desses cuidados:
1. Hidratar e nutrir o cabelo
Para evitar a queda de cabelo e reparar os fios após o verão, aconselhamos o uso de uma máscara hidratante e um shampoo nutritivo adequado ao seu tipo de cabelo.
Essa prática vai restabelecer a estrutura do cabelo, deixando-o mais forte e protegido para o frio.
2. Massajar o couro cabeludo
Uma boa massagem com a ponta dos dedos enquanto lava o cabelo ou o uso de uma escova de cerda natural ajuda a promover a circulação sanguínea no couro cabeludo e a manter a saúde capilar.
3. Secar o cabelo
Recomendamos o uso de secador para secar o couro cabeludo, evitando a concentração de humidade nas raízes que podem danificar o cabelo. Sempre com a distância de segurança e o ar na posição mais baixa de calor.
4. Ter uma alimentação saudável
Para evitar a queda de cabelo é preciso cuidar-se de dentro para fora, por isso aposte numa dieta variada, sem alimentos processados, rica em vitaminas e minerais.
Além de manter-se saudável, garante um cabelo mais resistente a agressões externas.
Como tratar a queda de cabelo no outono?
Existem vários tipos de tratamentos capilares que podem prevenir ou tratar a queda de cabelo no outono.
Nesse sentido, é aconselhável consultar um especialista que avaliará qual é o tratamento mais indicado para o seu caso.
As opções mais comuns são:
Medicação
Com base no diagnóstico, o médico especialista pode criar fórmulas personalizadas ou prescrever o medicamento.
Muitas vezes, a reposição de nutrientes em falta no organismo é suficiente para restabelecer o ciclo de vida folicular e reduzir a queda de cabelo.
Plasma Rico em Plaquetas (PRP)
Este tratamento consiste na injeção direta no couro cabeludo de PRP obtido através do sangue do próprio paciente.
O objetivo é fortalecer os folículos, ativar novos vasos sanguíneos e aumentar o crescimento capilar.
Mesoterapia
Neste método, após o diagnóstico, é definido o produto mais adequado ao seu caso e depois é aplicado no couro cabeludo. É utilizado para estimular o crescimento do cabelo e manter a hidratação do couro cabeludo.
Estes tratamentos capilares podem ser usados nesta época do ano para prevenir a queda de cabelo e prepará-lo para o inverno.
Assim, o seu cabelo estará sempre bonito e saudável em todas as estações!
E se, ainda assim, a queda de cabelo persistir?
Os tratamentos capilares podem ter menor eficácia quando a situação é muito grave. No entanto, para esses casos de queda de cabelo, há a opção de transplante capilar ou implante capilar. Esta solução é indolor, sem cicatrizes e permanente.
O mais importante é saber que é possível resolver cada problema. Fale com um especialista, marque uma consulta na Clínica LHR para avaliar a sua queda de cabelo e saber qual é o tratamento capilar mais adequado para si.
Confie na experiência da nossa equipa médica para cuidar da sua saúde capilar! Estamos sempre focados na recuperação da sua autoestima e bem-estar.