fbpx
Logo Clinica LHR
telefone   +351 211 974 400 |  whatsapp
Logo Clinica LHR
Conheça os 8 cuidados essenciais para um pós transplante capilar de sucesso

Voltar a artigos

O transplante capilar é um procedimento cada vez mais avançado e menos invasivo. No entanto, continua a tratar-se de um procedimento cirúrgico. Como tal, o momento pós transplante capilar requer alguns cuidados, que devem ser seguidos. Além disso, é também um momento de extrema importância para assegurar o sucesso do procedimento.

Continue a ler e descubra quais os cuidados que deverá ter no pós-operatório do seu transplante capilar.

 

Os 8 cuidados mais importantes no momento pós transplante capilar

 

1. Descansar muito nas primeiras horas

Antes de mais, certifique-se de que descansa após o procedimento. As primeiras 24h são essenciais e deve garantir que não exerce nenhuma atividade durante este período. Após o primeiro dia, poderá retomar algumas das suas atividades normais. No entanto, o seu médico poderá aconselhar a que não faça nada que exija muito esforço.

2. Evitar o exercício físico

Tal como foi referido no primeiro ponto, o descanso é essencial nos primeiros dias. Como tal, deverá evitar qualquer prática de exercício físico pelo menos nas primeiras duas semanas, de forma a evitar que o fluxo de sangue na cabeça aumente de forma repentina. Exercícios como flexões, abdominais, corrida, assim como qualquer movimento que implique baixar a sua cabeça, devem ser evitados. Passadas 2 semanas, podem ser realizados exercícios leves e, após um mês, é possível o retorno à atividade física sem restrições.

3. Lavar o cabelo com alguns cuidados

Não deverá lavar o seu cabelo nos primeiros 4 dias após o transplante capilar, para que a pele do seu couro cabeludo possa recuperar. Assim que este período terminar, poderá começar a lavar o cabelo, mas sempre com alguns cuidados. Utilize um champô suave, habitualmente recomendado na clínica e não aplique champô diretamente na cabeça. O seu médico explicará como o deve fazer.

Nas primeiras lavagens, deverá também evitar o contacto direto do chuveiro com a cabeça, de modo a evitar a alta pressão de água sob o risco de danificar os folículos.

4. Evitar colocar acessórios na cabeça

Nos primeiros cinco a sete dias após o procedimento, deverá evitar usar chapéus ou algum acessório que coloque pressão no seu couro cabeludo (bandoletes, ganchos, etc). Após este período, poderá introduzir chapéus com formatos mais largos. O uso de capacetes só após 1 mês.

5. Evitar o álcool e a nicotina

Tendo o álcool uma influência negativa no sangue, é importante que o evite na primeira semana após o transplante capilar. Além disso, o álcool poderá interferir com a medicação que seja necessário fazer durante os primeiros dias. 

Já sobre a nicotina, o ideal seria parar de fumar 4 semanas antes e quatro semanas após o procedimento, no entanto, aconselha-se pelo menos uma redução ao mínimo do consumo de tabaco no dia do transplantes e nos seguintes.

6. Não coçar a cabeça

É natural que sinta comichão e inchaço após o transplante capilar. No entanto, é importante que evite coçar o couro cabeludo, pois poderá danificar os folículos ou dificultar a cicatrização da pele.

7. Não apanhar sol

Pelo mesmo motivo mencionado acima, deverá evitar apanhar sol direto durante um mês. A exposição solar direta pode levar a queimaduras (note-se que a maior parte das vezes o cabelo é rapado) e a desidratação da pele.

8. Ter atenção extra à higiene do seu couro cabeludo

Nos primeiros tempos após o transplante capilar, deverá ter alguns cuidados de higiene extra quando toca no seu cabelo e na sua cabeça:

  • use uma toalha só para o cabelo;
  • evite tocar no couro cabeludo sem lavar as mãos, em especial se tiver animais;
  • seguir as instruções do seu médico relativamente a cuidados específicos com o couro cabeludo.

 

Acompanhamento pós transplante capilar

Na Clínica LHR, encontra um acompanhamento próximo e cuidado ao longo de todo o processo, com consultas regulares, desde a consulta de avaliação ao período de recuperação pós transplante.

 

A primeira consulta de avaliação de resultados é feita no terceiro mês após a cirurgia. Por norma, é a partir desse momento que o couro cabeludo começa a voltar à sua aparência normal e os novos cabelos iniciam o seu crescimento. São feitas mais duas consultas de acompanhamento ao sexto e nono mês.

Entre os 12 e 18 meses, são realizadas as consultas para a avaliação dos resultados finais do procedimento. 

Como pode constatar, a Clínica LHR está sempre presente ao longo de todo o processo de recuperação, caso necessite de tirar alguma dúvida ou surja alguma preocupação.

 

Conheça um caso de sucesso da Clínica LHR

Comprove o sucesso do procedimento de transplante capilar da Clínica LHR com um dos nossos casos clínicos. O paciente é um homem de 47 anos, com um quadro de alopecia androgenética de grau V na escala Hamilton-Norwood.

 

Foram implantadas 2856 unidades foliculares na área frontal, das quais surgiram 5433 novos fios de cabelo. Um exemplo de sucesso, resultado de um procedimento especializado, os melhores cuidados pós-operatórios e um acompanhamento constante por parte da Clínica LHR.

Saiba mais sobre o procedimento de transplante capilar e descubra os padrões de qualidade estabelecidos pela Clínica LHR.

Marque já a sua consulta na Clínica LHR

Doutor Augusto Guerreiro

Dr.Augusto Guerreiro

Saber mais sobre o Doutor

Siga-nos nas Redes Sociais

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.