
Fumar causa Queda de Cabelo? Conheça os 5 principais efeitos do tabaco na sua saúde capilar!

Dr. Augusto Guerreiro
Diretor Clínico e Especialista em Dermoestética e Transplantes Capilares
O Dr. Augusto Guerreiro domina as técnicas mais inovadoras de transplante capilar e está sempre a par das novas tendências de dermoestética. É conhecido por conseguir resultados naturais de excelência. Conheça melhor o Dr. Guerreiro.
Os efeitos nocivos de fumar tabaco são bem conhecidos. Quem fuma corre o elevado risco de desenvolver doenças cancerígenas e problemas cardiovasculares. Também está provado que o tabaco causa danos gerais no organismo, envelhecimento precoce da pele e queda de cabelo.
Sim, é verdade, entre os vários malefícios do tabaco, fumar aumenta o risco de queda de cabelo e acelera a progressão da calvície.
Se sofre de queda de cabelo excessiva e fuma, este artigo é para si. Vamos esclarecer quais os efeitos que o tabaco tem sobre o cabelo e como este pode ser a causa do seu problema capilar. E ainda, ficará a saber como superar a sua queda de cabelo.
Quais são os efeitos do tabaco que provocam queda de cabelo?
Existem vários estudos que comprovam a relação entre fumar e a queda de cabelo, salientando os diversos efeitos negativos da nicotina e das substâncias químicas tóxicas contidas no tabaco. Dos quais se destacam 5 efeitos diretos sobre o cabelo.
1. Stress oxidativo

Fumar é uma das principais causas do stress oxidativo. Este fenómeno biológico ocorre quando a produção de radicais livres (substâncias instáveis no organismo) aumenta e começa a causar danos ao metabolismo das células do corpo.
Uma vez que os folículos capilares são vulneráveis ao stress oxidativo, acabam por enfraquecer dando origem à queda de cabelo.
2. Redução do fluxo sanguíneo

Um dos impactos do tabaco sobre o organismo é a obstrução das veias e artérias, comprometendo a normal circulação do sangue. Ou seja, menos oxigénio e nutrientes chegam aos folículos capilares.
Sem os nutrientes necessários para se manterem saudáveis e proporcionar o crescimento de novos cabelos, os folículos ficam debilitados e a queda de cabelos é inevitável.
3. Inflamação dos folículos capilares

Esta situação é uma consequência do efeito anterior, ou seja, quando o sangue deixa de fluir pelo organismo as veias ficam entupidas causando inflamação nos vasos sanguíneos dos folículos capilares.
Por fim, o folículo deixa de receber qualquer tipo de nutriente, o que leva à sua falência.
4. Danos no sistema imunitário

De um modo geral, o bom funcionamento do organismo é afetado pelo tabaco e as suas substâncias tóxicas. A partir daí, o sistema imunitário do fumador fica vulnerável, aumentando o risco do seu couro cabeludo contrair infecções fúngicas ou bacterianas, como micoses ou dermatite seborreica, e desencadear a queda de fios de cabelo.
5. Início precoce da alopecia androgenética

A alopecia androgenética, seja o padrão de queda de cabelo feminino ou masculino, tem como principal causa a genética, no entanto, existem vários factores que podem acelerar a sua progressão e um deles é fumar.
Tendo em conta os malefícios do tabaco já referidos, quem tem predisposição genética para a alopecia e fuma acaba por estimular o aparecimento do problema mais cedo do que quem não fuma.
Quantos cigarros por dia podem provocar queda de cabelo?
A quantidade de cigarros que se fuma é indiferente. Quem fuma, nem que seja só um cigarro por dia, aumenta o risco de calvície, doenças cardiovasculares e ataques cardíacos.
Tenho calvície, se deixar de fumar o meu cabelo volta a crescer?

Deixar de fumar é, sem dúvida, fundamental para o restabelecimento da saúde do seu cabelo, couro cabeludo e organismo no geral.
No entanto, quando os folículos capilares já estão danificados, como é o caso da calvície, é impossível o cabelo voltar a crescer nessas zonas sem recorrer a um tratamento personalizado e ao transplante capilar.
Qual o melhor tratamento antiqueda para recuperar dos efeitos do tabaco?
Como vimos o primeiro passo é deixar de fumar! A seguir, aconselha-se consultar um médico especialista em medicina capilar para avaliar a sua queda de cabelo e elaborar um plano de tratamento adequado.
Na Clínica LHR, de acordo com a avaliação médica e os resultados dos testes genéticos de diagnóstico (Thricotest), o plano de tratamento antiqueda pode envolver:
- Mesoterapia Capilar - injeções intradérmicas no couro cabeludo de fórmulas compostas e personalizadas para repor os nutrientes em falta.
- Suplementação e medicação - soluções tópicas ou orais antiqueda ( as substâncias mais eficazes são Minoxidil e Finasterida).
- LLLT (laser de baixa frequência) - tratamento a laser para estimular as células e reabilitar a circulação sanguínea.
- Laser ResurFX Capilar - tratamento inovador a luz pulsada, área por área, para restaurar e fortalecer o cabelo e o couro cabeludo.

Porém, no caso de calvície ou alopecia androgenética, em que seja necessário repor cabelo em zonas calvas, o transplante capilar é a única solução.
Lembramos que os tratamentos generalistas e sem acompanhamento médico, na maioria das vezes, prolongam a queda de cabelo e podem levar ao seu agravamento.
Marque a sua consulta de avaliação capilar na LHR e comece já a tratar a sua queda de cabelo com a ajuda de profissionais de confiança. Conte com médicos experientes e tratamentos capilares inovadores para cuidar da sua imagem e bem-estar.